16 de out. de 2009

Vivência Cidadania - Meio Ambiente

Boa tarde Equipes,

Gostaria de dividir com todos uma experiência nossa aqui na unidade ST. Nova Sorocaba. A respeito da vivência de meio ambiente, resolvemos fazer algo diferente. Ao invés de irmos ao zoológico fomos ao parque natural do Ouro Fino. Segue abaixo um texto criado pelo colaborador Diogo Cristo, que explica um pouco como foi essa “aventura”.

Um abraço a todos,
Guilherme Otavio
Supervisor – ST Nova Sorocaba.

A Importância de um Parque Natural
Parque Natural Ouro Fino
Por
Diogo de Oliveira Rocha Cristo
Sabe Tudo Nova Sorocaba
A importância de um verdadeiro parque natural esta em sua biodiversidade tanto na fauna como na flora, os parques que temos neste mundo urbanizado e civilizado nos dão uma área de lazer, conforto e com uma paisagem exótica, mas onde estão as arvores? Os pássaros? A nossa biodiversidade tropical? Não existe, ai esta o “X” da questão.

Nas aulas de Meio-Ambiente da disciplina de Cidadania aprendemos a ver a importância do equilíbrio ecológico, e para firmar essa idéia da importância deste equilíbrio temos aulas práticas, o qual visitamos parques de Sorocaba para termos um maior contato com a fauna e flora natural, mas pergunto, os parques urbanizados com todo aquele conforto e exuberância exótica são naturais?
A resposta é fácil, claro que Não, pois se há conforto, urbanismo, uma flora exótica o parque deixará de ser natural; ai entramos na questão “A Importância dos Parques Naturais”.
A Importância é única, o “Naturalismo Regional”, quando temos um parque natural teremos a “Verdadeira” fauna e flora do local, e é o que temos no Parque Natural Ouro Fino, o qual a unidade Nova Sorocaba visitou (7/10). Um verdadeiro contato com a natureza rústica, em seu “quase” perfeito estado natural, sem urbanismo (a não ser em volta do parque), sem fauna e flora exóticas, apenas o que é verdadeiro de uma região tropical; arvores grandes todas agrupadas, com varias plantas trepadeiras, orquídeas, bromélias e cipós, que formam uma mata fechada, com uma fauna exuberante, com pássaros tão coloridos e cativantes, com seus cantos que relaxam o corpo e a alma, e o que é mais comum em uma região tropical, muitas nascentes que no andar das trilhas vão se agrupando e formando um pequeno rio que vai embora em sua corrida.
O mais chocante do parque (não de belo) é a ação humana no local, por ser um parque público ele esta sendo ameaçado pela ignorância humana, muito lixo pessoal é jogado no local, podendo mostrar então a ação humana num bem que é de todos, que no fim pode se perder se nós não fazermos nada, podendo então da ruma grande lição de Consciência aos alunos.

Um comentário:

  1. oiiii aki é a bel do sabe tudo ferreira, adorei as fotos e o texto, muito bacana

    PARABÉNS A TODOS....

    ATT^:Bell

    ResponderExcluir